terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Reflecções Noturnas Sobre Educação: descaminho dos modernos


"A Terra pertencerá unicamente àqueles que vivem das forças do cosmos"






Saludo  à  você,
pela disposição
de me ler.


À meus mestres da vida.
Minha família ampliada
que  por todos
os lugares
me acolhem
como 
filha legítima
do cosmos
e me ajudam
a ser 
eu mesma
através de seus
 exemplos.









A.dor.no escreveu
"depois de Auschwitz escrever um poema é bárbaro."



Com dezesseis anos, 
no segundo ano do ensino médio, 
fui suspensa. 
Amigas mais jovens 
me pediram ajuda 
para sair da escola 
para ir a um 
parque próximo. 
Mas uma das meninas 
não tinha autorização de seus pais. 

Porque eu era do grêmio estudantil, 
elas me pediram para ajudar 
a conversar com a secretária. 

Assim, 
criamos uma estratégia 
para omitir 
a parte burocrática 
e sair da escola.

Então elas foram para o parque
e eu voltei para a escola. 

Mas a secretária sentiu 
que era algo suspeito 
e decidiu ligar para os pais da menina. 


Os pais se sentiram muito mal 
e inseguros sobre a situação, 
pressionando a menina e a escola 
para encontrar um responsável. 


A menina, assustada, apontou como A responsável. 

B.
"Quem, porém, 
confiaria em um mestre-escola que declarasse a dominação das crianças pelos adultos como o sentido da educação? 

Não é a educação, 
antes de tudo, 
a indispensável ordenação 
da relação entre as gerações e, 
portanto, 
se se quer falar de dominação, 
a dominação das relações entre as gerações, 
e não das crianças? 

E assim também a técnica 
não é dominação da Natureza: 
é dominação da relação 
entre Natureza e humanidade. 

Os homens como espécie estão, 
decerto, há milênios, 
no fim de sua evolução; 
mas a humanidade 
como espécie 
está no começo."

O orientador me suspendeu 
para dar uma resposta 
aos pais 
e um exemplo 
aos alunos, 
afirmando 
que eu estava incentivando 
as meninas a usar drogas. 

As drogas eram 
um problema real 
na minha escola. 
Mas não só 
entre os alunos, 
também entre os pais 
e os professores.

Então eu descobri o que meus professores realmente pensavam sobre mim. 


W.B. disse "Quem, porém, confiaria em um mestre-escola que declarasse a dominação das crianças pelos adultos como o sentido da educação? Não é a educação, antes de tudo, a indispensável ordenação da relação entre as gerações e, portanto, se se quer falar de dominação, a dominação das relações entre as gerações, e não das crianças?"


Que eu era um mau exemplo para os outros estudantes; 
porque 
Eu preferia ir ler 
na biblioteca 
do que estar 
na classe; 

Porque 
Eu tentei criar 
um grêmio estudantil
 (que nunca existiu de verdade na minha escola); 

Porque 
Eu gostava de conversar 
com as pessoas 
sobre os 
seus trabalhos,
com os alunos 
sobre o que 
esperavam 
da escola. 

Eu era um exemplo ruim .
porque meu sonho era viajar 
ao redor do mundo 
descobrir onde 
e o que estudar 
para ter uma vida 
criativa e dinâmica. 

Eu queria estudar mais 
do que apenas um curso. 

Eu sempre tive o sonho 
de fazer algo significativo. 

Então 
Eu não iria para a universidade 
até descobrir que universidade 
eu realmente poderia 
ser feliz estudando. 

Mas principalmente
porque 
Eu confiava
nos alunos

em mim mesma.
  


Caieiro Disse "

"pensar é 








estar 







doente dos olhos"





Minha escola era 
uma escola construtivista, 
mas muito cara 
e para todos pais 
um grande esforço a pagar. 

Portanto, 
negar o caminho 
da universidade 
foi uma afronta 
aos seus esforços e valores. 


Meu único desejo 
naquela época 
era ser dona 
do meu próprio tempo. 

Eu tinha 
todos os dias 
a sensação de estas
em uma prisão.


Benjamin também disse:

"Os Luna Parks são uma pré-forma de sanatórios. 

O calafrio da genuína experiência cósmica não está ligado àquele minúsculo fragmento de natureza que estamos habituados a denominar "Natureza". 

Nas noites de aniquilamento da última guerra, sacudiu a estrutura dos membros da humanidade um sentimento que era semelhante à felicidade do epilético. 

E as revoltas que se seguiram eram o primeiro ensaio de colocar o novo corpo em seu poder. 


A potência do proletariado 
é o escalão de medida 
de seu processo de cura.


Se a disciplina deste 

não o penetra até a medula, 

nenhum raciocínio pacifista 

o salvará.



O vivente só sobrepuja a vertigem do aniquilamento na embriaguez da procriação."


Então, 
no mesmo dia em que o orientador 
me disse que eu seria suspensa, 
ele também me disse 
que eles planejavam me fazer 
repetir o ano letivo.

Depois dessa situação, 
senti que nunca mais 
poderia confiar 
em uma instituição de ensino. 

Eu senti que eu estava sendo traída 
pelas pessoas que estavam lá para me proteger.



 Foi a minha primeira grande decepção com figuras de autoridade.





Encorajada pela minha Mãe e alguns Amigos da SGI da minha Comunidade 

decidi transformar

O fato
em 
uma oportunidade.

lembre do meu sensei
IKEDA escreveu





O luar estava belo!

Seu coração não se acovarda.
A covardia é irresponsabilidade.
É esquecer de lutar
pelo bem das pessoas.





Então eu decidi 
provar a Ele
mas principalmente 
à mim mesma 
o meu potencial. 
Comecei a estudar muito. 
Fiz todos os exames 
e fui aprovada 
com excelentes 
e bons resultados 
em todas as provas.

Após 21 dias
meu tornei Eu

(talvez uma das únicas)

alunas
que conseguiu 
ser aprovada 
em seis exames de recuperação
com o conteúdo escolar
do ano inteiro.

 Até então,
depois de três matérias escolares, 
o aluno seria 
reprovado automaticamente 
sem chance 
de qualquer exame 
ou avaliação.

Como aconteceu com minha amiga Olivia, 
que não teve a chance de fazer as provas de recuperação.


Então ser suspensa 
foi para mim uma chance 
de provar que eu era mais 
do que números ou pontuação
e eu fiz. 




Educação se tornou 
a questão central da minha vida.




exatamente um ano depois 
uma menina da minha sala 
chamada Corina
colocou em nosso mural 


"não é sinal de saúde estar adaptada a uma sociedade doente"



E algum tempo depois
morreu aos 17 anos 
Seu coração desaceleurou tanto
que parou enquanto dormia
ao lado do namorado
depois de uma festa
devido a uma propensão genética
que ela ignorava

Mas principalmente
por causa
da falta diálogo
sobre o uso 
de substâncias
químicas.



Benjamin disse, 
"O trato antigo com o cosmos cumpria-se de outro modo: na embriaguez. 

É embriaguez, decerto, 
a experiência na qual 
nos asseguramos unicamente 
do mais próximo e do mais distante, 
e nunca de um sem o outro. 

Isso quer dizer, 
porém, 
que somente na comunidade 
o homem pode comunicar 
em embriaguez com o cosmos. 

É o ameaçador 
descaminho dos modernos
considerar essa experiência 
como irrelevante, 
como descartável, 
e deixá-la por conta do indivíduo
como devaneio místico 
em belas noites estreladas. 

Não, 

ela chega 

sempre e sempre 

de novo 

a seu termo de vencimento, 

e então povos e gerações 

lhe escapam tão pouco 

como se patenteou 

da maneira mais terrível 

na última guerra, 

que foi um ensaio de novos, 

inauditos esponsais 

com as potências cósmicas. 


Massas humanas, 

gases, 

forças elétricas

 foram lançadas ao campo aberto, 

correntes de alta freqüência 

atravessaram a paisagem,

novos astros ergueram-se no céu, 

espaço aéreo e profundezas marítimas 

ferveram de propulsores,

 e por toda parte cavaram-se 

poços sacrificiais 

na Mãe Terra. 

Essa grande corte feita 

ao cosmos 

cumpriu-se pela primeira 

vez em escala planetária,

 ou seja, no espírito da técnica. 


Mas, 

porque a avidez do lucro

da classe dominante 

pensava resgatar nela 

sua vontade, 

a técnica 

traiu a humanidade e

transformou o leito de núpcias

em um mar de sangue. 

Dominação da Natureza, 

assim ensinam os imperialistas, 

é o sentido de toda técnica."


Uma das previsões para 2030 feita pelo Thomas Frey, do instituto da Vinci foi:



"A maior empresa de internet do mundo estará relacionada ao negócio da educação e será uma empresa da qual ainda não ouvimos falar."


Benjamin também disse:

"Os Luna Parks são uma pré-forma de sanatórios. 

O calafrio da genuína 
experiência cósmica 
não está ligado 
àquele minúsculo 
fragmento de natureza 
que estamos habituados 
a denominar "Natureza". 

Nas noites de aniquilamento da última guerra, 
sacudiu a estrutura dos membros da humanidade 
um sentimento que era semelhante 
à felicidade do epilético.

E as revoltas que se seguiram 
eram o primeiro ensaio de colocar 
o novo corpo em seu poder. 



A potência do proletariado é o escalão de medida de seu processo de cura. 

Se a disciplina deste não o penetra até a medula, nenhum raciocínio pacifista o salvará. 

O vivente só sobrepuja a vertigem do aniquilamento na embriaguez da procriação."











A morte de Corina foi como se eu tivesse matado a mim mesma. Senti a dor de sua mãe. a ausência de seu pai.

Senti
desde então
sua estrela
como minha
guia.

Ela a menina 
Corina
Amélia
Ofélia.


Eu mesma.

Que nunca teria coragem de me matar.

Pois amar a vida é a minha missão.
Não importa as provações.
Não me importam as clausulas
ou  as condições

Não Escravizarei Meu Amor À Nada!


Pois
o Sol 
me ilumina todos os dia.

E a Terra
Abraça meus sonhos.



que durmo e vivo
todos os dias
a todos os momentos.


O AFETO É REVOLUCIONÁRIO!


Os homens se apoiam tanto no afeto de suas mães
que se desesperam ao ver uma mulher chorar.


Temos que 
EXPANDIR URGENTEMENTE O CONCEITO EDUCAÇÃO



A única instituição de ensino 
a qual eu respeito
é aquela em que 

qualquer pessoa
pode ser soberana de si!


E AQUI
NESTE MOMENTO

e quizáz
no mondo.





a única
"instituição de ensino"
na qual eu acredito
é
o AMOR
a NATUREZA











2 comentários:

  1. sensacional, Tarcila.
    isso, sistematizado, daria um livro. o alcance poderia ser potencializado.
    parabéns...

    ResponderExcluir
  2. que saudades imensas da sua alma do seu espírito em eterno movimento

    ResponderExcluir